Plataforma Maringá Conecta abre cadastro para empresas e startups

Maringá, 16 de julho de 2025.
Plataforma Maringá Conecta abre cadastro para empresas e startups
A plataforma digital Maringá Conecta está oficialmente em fase de estruturação da base de dados com os desafios empresariais e soluções inovadoras. Esta etapa inicial marca um importante avanço no projeto que visa transformar a forma como empresas e startups se conectam no ecossistema de inovação de Maringá.
O objetivo da plataforma é criar uma ponte entre as empresas locais que enfrentam desafios tecnológicos e as startups e pesquisadores com soluções inovadoras. De forma organizada, o sistema realiza cruzamentos inteligentes entre as necessidades cadastradas e as soluções disponíveis, gerando conexões com potencial de negócios reais.
“A plataforma surge como uma vitrine pública da inovação local. Estamos em um momento fundamental de coleta de informações e a participação das empresas e das startups é essencial para o sucesso dessa construção coletiva”, afirma Jefferson Luiz Ramos da Silva, gestor do Centro de Inovação de Maringá, responsável pelo desenvolvimento da iniciativa.
A viabilização do Maringá Conecta foi possível graças ao apoio do Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Secretaria da Inovação (SEI), da Secretaria da Fazenda, do SEBRAE-PR e do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (SEPARTEC), por meio do edital público Tadeu Felismino. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Sebrae-PR, parceiros estratégicos no fortalecimento do ecossistema.
A atuação das governanças locais também tem papel estratégico neste momento. Elas são responsáveis por mobilizar o setor produtivo, incentivando as empresas a se cadastrarem e identificarem seus desafios. Essa ação colaborativa é essencial para consolidar uma base representativa e diversificada que fortaleça a inovação em toda a região.
Empresas interessadas em buscar soluções e startups que queiram apresentar seus produtos já podem realizar o cadastro gratuito no site oficial: www.maringaconecta.com.br.
A expectativa é que a plataforma seja oficialmente lançada em outubro, durante o InovaWeek Maringá, com a realização de eventos presenciais e online que devem impulsionar ainda mais o ambiente de inovação na cidade.