Bioma de Inovação de Maringá participa de encontro dos sistemas regionais de inovação da Regional Noroeste

Bioma de Inovação de Maringá participa de encontro dos sistemas regionais de inovação da Regional Noroeste

Maringá, 11 de Outubro de 2024.


Bioma de Inovação de Maringá participa de encontro dos sistemas regionais de inovação da Regional Noroeste

O Bioma de Inovação de Maringá, representado pelo Centro de Inovação, teve uma participação estratégica no Encontro dos Sistemas Regionais de Inovação da Regional Noroeste, realizado durante o Empreende Week 2024, um dos maiores eventos de ciência, tecnologia, inovação e negócios do Centro-Oeste do Paraná. O evento ocorreu entre os dias 7 e 10 de outubro, e reuniu líderes e representantes de diversos ecossistemas da região para fortalecer a colaboração em inovação.

Durante a mesa-redonda, o Bioma de Inovação de Maringá esteve ao lado dos ecossistemas de Campo Mourão, Umuarama e Cianorte. Os participantes discutiram as potencialidades e os desafios de cada ecossistema, destacando a importância do fortalecimento de laços regionais para promover o desenvolvimento de iniciativas inovadoras.

O encontro proporcionou uma rica troca de experiências, com destaque para o compartilhamento de boas práticas entre as cidades e a reflexão sobre as barreiras enfrentadas para o avanço da inovação. Além disso, os participantes debateram a necessidade de uma maior aproximação entre academia, setor empresarial e poder público — a chamada tríplice hélice — como fator chave para o fomento da inovação na região, além da importância dos ambientes promotores de inovação

Jefferson Luiz Ramos da Silva, gestor do Centro de Inovação de Maringá, reforçou a relevância desse tipo de encontro: “É uma oportunidade única de aproximar os ecossistemas e, ao mesmo tempo, discutir os desafios e soluções para o fomento à inovação regional. O intercâmbio de ideias e boas práticas é essencial para o desenvolvimento do Bioma de Inovação de Maringá.”

Com o sucesso do encontro em 2024, os ecossistemas participantes já planejam novas edições para continuar o diálogo e estreitar ainda mais a cooperação entre as cidades da Regional Noroeste, com foco na construção de um ambiente de inovação cada vez mais dinâmico e colaborativo.